24 de junio de 2026 - admin
(Brasil – 23/06/2026)
As atividades de colheita da segunda safra de milho estão avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até a última sexta-feira (19), 11% das áreas de safrinha já haviam sido colhidas.
Esse índice subiu dos 6,7% registrados até a semana passada e ficam a frente dos 10,3% do mesmo período de 2025, porém, abaixo dos 15% da média dos últimos cinco anos.
Os estados mais adiantados com a colheita são Mato Grosso (20,7%), Tocantins (15%), Piauí (12%), Maranhão (10%), Minas Gerais (4%), São Paulo (2%) e Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás (1%). O restante das áreas se divide entre 1,7% ainda em floração, 26,6% em enchimento de grãos e 60,7% já em maturação.
Os técnicos da Conab destacam que a colheita avança nas primeiras áreas semeadas com altas produtividades sendo obtidas no Mato Grosso., enquanto o tempo úmido interrompeu a colheita em várias regiões do Paraná.
Já no Mato Grosso do Sul, as chuvas favoreceram as lavouras tardias no nordeste do estado e em Goiás, as chuvas reduziram a perda de umidade dos grãos, mas as precipitações ocorridas pouco favoreceram as lavouras, pois o enchimento de grãos já havia encerrado.
Fuente: Noticias Agricolas
Deja un comentario